quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Os Neandertais ibéricos eram "gourmets"

Não é só de hoje o ritual migratório dos portugueses (e espanhóis, suponho), para o Sul, durante os meses do estio. Os Neandertais já piscavam o olho, sazonalmente, às iguarias marinhas mediterrânicas: peixes, moluscos, pinípedes e cetáceos. Esta opção gastronómica revela uma estratégia de subsistência mais complexa e “moderna” do que se supunha – o que poderá ter contribuído para retardar a “extinção” destes antepassados na Península Ibérica. Baseado na análise de vestígios provenientes de duas grutas de Gibraltar, é o argumento que a equipa coordenada por Chris Stringer apresenta na última edição da Proceedings of the National Academy of Sciences.

2 comentários:

Miguel Pires Prôa disse...

Obrigado Vítor! Claro q vou mantendo informados os paleopatólogos (é esta a palavra, a avaliar pelo teu poll com 6 votantes...)!

E vou tornar-me leitor assíduo do teu blog, que vai ser também uma maneira de ir sabendo o que se vai passando na área, como isto dos neandertais e os recursos marinhos (que, by the way, não só não é nada de novo como é redundante... aliás do Chris Stringer já se espera td...).

Miguel

Guilhim disse...

Já que falas em Neandertais, vou deixar aqui a minha (não)sugestão literária: "O enigma do Neandertal"! Mau de mais, mesmo para ser um livro de ficção, ainda que teoricamente, fundamentado em dados (pseudo) científicos! Foi prenda de final de mestrado... vá-se lá saber!